Posso pagar INSS recebendo BPC/LOAS?

Se você está aqui nesse texto precisa saber se mesmo recebendo o LOAS você pode pagar o INSS e garantir a sua aposentadoria ou outro benefício, não é mesmo?

Por isso vamos logo responder se quem recebe loas pode pagar o INSS e ter direito a benefícios Previdenciários.

Eu sou o Dr Humberto e vou te explicar tudo isso aqui. Se você gostar, por favor, compartilhe esse texto com quem possa interessar.

Posso pagar o INSS mesmo revendo BPC/LOAS?

Sim, você pode pagar contribuição social para o INSS mesmo recebendo BPC/LOAS, mas é preciso ter cuidado com a forma que você contribui.

Tem um jeito certo de fazer isso e se você fizer errado, pode causar a perda do seu benefício.

O BPC/LOAS é devido para o idoso ou a pessoa com deficiência que está em situação de miserabilidade.

O receio de contribuir errado ocorre pois a contribuição para o INSS conta como se fosse renda, logo, se você pagar o salário de contribuição para o INSS vai constar como se você recebesse aquele valor.

Se você contribuir com o salário mínimo, o INSS entende que você recebe um salário mínimo e se, por exemplo, você reside sozinho, vai ultrapassar a renda para o loas e ter o seu benefício cessado.

Como pagar o INSS recebendo LOAS?

Mas existe uma solução para isso e que permite que mesmo você recebendo o LOAS ainda assim possa contribuir sem perder o seu benefício.

Clique aqui e fale com nossa equipe agora no Whatsapp! 

 

Veja também  Qual a duração do pedido de vista no STF?

Para isso, a contribuição deve ser feita na forma de segurado facultativo.

Ficou sem entender? Deixa que vou te explicar!

O segurado facultativo é um tipo de pessoa que paga o INSS mas não recebe qualquer renda. É a pessoa do lar, o preso, a pessoa desempregada.

Essas pessoas não recebem renda, ou seja, não tem carteira assinada nem trabalham por conta própria mas ainda assim querem pagar o INSS.

O pagamento dessa contribuição ao INSS garante que a pessoa tenha direito a se aposentar ou deixe pensão por morte para os seus dependentes.

Para pagar a contribuição como segurado facultativo, a pessoa deve buscar o site do INSS e usar um código específico, pois o código é que vai identificar a sua contribuição corretamente.

ConclusãoMesmo recebendo BPC/loas ainda assim é possível pagar o INSS como segurado facultativo.

Dessa forma, se preservar o benefício e ainda se garante a qualidade de segurado, possibilitando ao contribuinte se aposentar ou deixar pensão por morte para os seus dependentes.

Para não ter problema é preciso usar o código de contribuição certo, específico para o segurado facultativo. Um

Envie seu caso para análise agora!

    Este formulário usa Akismet para reduzir spam. Descubra como seus dados são processados.

    Qual a sua dúvida?

    Abrir bate-papo
    1
    Escanear o código
    Atendimento Online
    Como podemos te ajudar?