Auxílio-doença do MEI em 2022

Saiba se o MEI – Microempreendedor Individual pode pedir o auxílio-doença e quais são os requisitos para o recebimento do benefício.

O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício previdenciário devido para quem está impossibilitado de trabalhar, por incapacidade laborativa.

Diferente do segurado com carteita assinada, para o MEI é devido desde o momento da comprovação da incapacidade.

Quais os requisitos para o auxílio-doença do mei em 2022?

Para ter direito ao auxílio-doença, o MEI deve ter pago pelo menos 12 contribuições em dia.

Além disso, são necessários documentos médicos que comprovem a incapacidade, que são os exames médicos, atestados e demais documentos que trazem a descrição da enfermidade.

MEI tem direito ao auxílio-doença (2022?

Sim, o MEI tem direito ao auxílio-doença.

Para os finsda lei previdenciária é equiparado a contribuinte individual e desde que cumpridos os requisitos, ele poderá receber o auxílio-doença.

Para isso, basta comprovar a qualidade de segurado, a carência e incapacidade laborativa através de documentos médicos.

Auxílio-doença tem 13°?

Como pedir o auxílio-doença para mei em 2022?

O MEI pode pedir o auxílio-doença de três formas, que pode ser pelo aplicativo, pelo telefone 135 ou por intermédio de advogado.

Para pedir o auxílio-doença pelo aplicativo, basta baixá-lo e fazer login usando o cadastrado da sua conta gov.br e logo na tela inicial do aplicativo há um campo escrito “agendar perícia”.

Após, basta clicar nesse campo e escolher a opção “perícia inicial” e seguir os passos, indicando o local onde você mora bem como a documentação exigida.

Retirada do meu.inss.gov.br

Para requerer pelo telefone, basta ligar de um telefone fixo para o número 135 e com os documentos em mãos, informar os dados requeridos pelo funcionário do INSS.

Veja também  Contribuinte individual tem direito ao auxílio-doença?

É, inclusive, o modo mais simples de se fazer o requerimento junto ao INSS.

Já por intermédio de um advogado, basta disponibilizar para o profissional a documentação médica que você tem bem como documento de identidade, carteira de trabalho, CNIS e outros documentos eventualmente solicitados pelo profissional.

Deixe uma resposta